PARÁ / BRAZIL: URUARÁ / PARÁ / BRAZIL (5.397 / 5.570) POPULAÇÃO: 45.435 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 7 de março de 2021

URUARÁ / PARÁ / BRAZIL (5.397 / 5.570) POPULAÇÃO: 45.435 PESSOAS (IBGE 2020)




A região possui lindas cachoeiras, corredeiras, cavernas e grutas que atraem turistas em busca de aventura em novos destinos. Pesquisadores também procuram o lugar, que ainda mantém sua flora, fauna e formações rochosas preservadas da ação do homem.

Cachoeiras



EXFAU - Exposição Feira Agropecuária de Uruará 
Exposição Feira Agropecuária de Uruará - Evento anual que dura geralmente entre três a cinco dias, ocorre no mês de Setembro e conta com a participação da população local. 
Neste evento destaca-se apresentações das artes culturais locais, bem como artesanato, comidas típicas, desfiles, cavalgadas, vaquejada, shows artísticos, além da oporturnidade de bons negócios na área da agricultura, agropecuária sempre em destaque ao comércio local. 
Este ano completou a 28ª Exposição. 
Rio Iriri
A 95 km de Uruará - Travessão da Trans - Iriri 
Rio que apresenta em seu cenário um complexo de pequenas ilhas e variedade de espécies, formando uma grandeza da biodiversidade local. Atualmente tem atraído muitos turistas, por sua riqueza no pescado e atividades de lazer como: acampamentos, canoagem, pesca esportiva e banho.
A comunidade ribeirinha estará realizando nos dias 30 e 31 de agosto o II Festival do Iriri, que terá em sua programação: Torneio de pesca, torneio de futebol de campo, exposição e venda do artesanto e comidas típicas local, apresentação de danças folclóricas e uma grande festa dançante 
Ginásio Poliesportivo 
O Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicolini localizado na Av. Padre Cícero, 212, é um espaço amplo, arejado, com instalações novas que proporciona um ambiente seguro e agradável para a prática de diversos tipos de esporte, bem como a realização de campeonatos Coordenados pela Secretaria Municipal de Esporte, Laser e Cultura. 
O espaço ainda é utilizado para muitos outros eventos sociais, culturais, de educação e saúde. 
Grupos folclóricos - Atrativo Cultural 
Há diversos grupos que se apresentam em eventos locais destacando suas habilidades sempre com beleza e entusiamos o que gera grande moção da população a estes eventos buscando sempre a conservação do folclore regional. 
Entrada da cidade
Hotel
Câmara de Vereadores
Pórtico na entrada da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade


Praça central
Entrada da cidade

Avenida
Cavernas e Grutas

Rapel nas cachoeiras
Praça central
Caverna
Praça central
Desfile cívico
Praça central
Vista aérea
Rua da cidade
Comércio
Vista aérea
Dados gerais sobre a cidade de Uruará, Pará
Código do Município - 1508159 
Gentílico - uruaraense 
Prefeito (2017) GILSON DE OLIVEIRA BRANDÃO 
População estimada [2018] 45.517 pessoas 
População no último censo [2010] 44.789 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 4,15 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 2.842 pessoas 
População ocupada [2017] 6,4 % 
Posição geográfica da cidade de Uruará no estado do Pará 
História da cidade de Uruará, Pará
Uruará Pará - PA 
Histórico 
No ano de 1972, surge no km 180, trecho Altamira/Itaituba, ao longo da Rodovia Transamazônica (BR – 230), uma “escolinha”, que serviu de marco fundamental para a construção de casas aos arrendores, dando origem à Agropoles Uruará. 

A partir da escola, aumenta a atração de novos habitantes, visando a educação de seus filhos. Juntamente com o crescimento da cidade, cresce também o entusiasmo de seus moradores em busca de maior desenvolvimento. Grupos organizados começam a aparecer. A busca por melhorias se torna o objetivo árduo daquele povo. 
Ainda no final da década de 70, chega a Agrópoles Uruará, mais professores oriundos da Instituição Religiosa La Salle e outros, que se fixaram e encamparam a luta educacional, implantando o Ensino Fundamental. 
Já no início da década de 80, os ânimos estavam direcionados à emancipação política, pois não aceitavam mais serem regidos pelo Município de Prainha, devido a distância e ao não atendimento das necessidades. 
No ano de 1986, o sonho de emancipação torna-se realidade. Agora, havia a finalidade de solidificar as estruturas políticas, sociais, econômicas e educacionais que desse a base de sustentação do promissor município. 


Após a criação do município de Uruará, buscou-se implantar a Educação, trazendo para seus município o Ensino Médio, dando oportunidade de qualificação aos filhos daqueles que acreditavam e permaneceram nesta terra. 
Gentílico: uruaraense
Esta eh a bandeira da cidade de Uruará, Pará
Este eh o brasão da cidade de Uruará, Pará
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Uruará, PA / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker



CONHEÇA O ESTADO DA PARAÍBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo