PARÁ / BRAZIL: 7 MOTIVOS PARA VOCÊ SE APAIXONAR POR SANTARÉM NO PARÁ / BRAZIL

sexta-feira, 5 de março de 2021

7 MOTIVOS PARA VOCÊ SE APAIXONAR POR SANTARÉM NO PARÁ / BRAZIL




A cidade de Santarém completou 356 anos dia 22 de junho e, para celebrar a data, listamos sete motivos que tornam impossível não amar o lugar. Confira.


01 - SANTARÉM FAZ A DIFERENÇA. 
Santarém é considerada o principal centro urbano, financeiro, comercial, turístico e cultural do oeste do estado do Pará. Além disso, é o terceiro município paraense mais populoso, ficando atrás apenas da capital Belém e de Ananindeua. 
02 - O MUNICÍPIO TEM UM APELIDO FOFO. 
A cidade também é conhecida como Pérola do Tapajós por conta das águas cristalinas do Rio Tapajós. (G1.com)
03 - AQUI DÁ PRAIA O ANO TODO. 
Santarém possui uma grande extensão de praias de areias brancas e águas doces. Maracanã, Pajuçara, Lago do Juá, Carapanari… Cada uma com suas peculiaridades como dunas, formações rochosas e vegetações diferenciadas. 
04 - TEM UM ESPETÁCULO NATURAL TOMBADO COMO PATRIMÔNIO. 
Um dos maiores espetáculos naturais do país está em Santarém e é um dos cicerones do lugar. Trata-se do encontro das águas barrentas do Rio Amazonas com as águas azul-esverdeadas do Tapajós.
O diferencial neste encontro é que as águas não se misturam, resultando numa paisagem inusitada e muito bonita. O fenômeno é reconhecido pelo governo do Pará como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado. 
05 - SANTARÉM É CHEIA DE HISTÓRIA PRA CONTAR. 
A cidade possui várias lendas e mistérios como a da Cobra Grande, uma entidade da mitologia Amazônica, também conhecida como Boiaçu; a do Muiraquitã, um amuleto fabricado pelas Amazonas (estas também parte do folclore da região); e a do Guaraná, que explica a origem do fruto de mesmo nome a partir da morte de um curumim. 
06 - AQUI TEM UM CARIBE. 
É em Santarém que está a praia de água doce eleita como a mais bonita do Brasil e do mundo pelo jornal inglês The Guardian, Alter do Chão, também conhecida como Caribe do Brasil. O lugar é uma aldeia de pescadores, com praias de areia fina e águas claras. Sua beleza e atrativos a transformaram no ponto turístico mais procurado da cidade. 
07 - A CIDADE TEM MUITA COMIDA BOA. 
Quem gosta de comer bem encontra na Pérola do Tapajós uma culinária rica e muito apetitosa. Entre os pratos típicos estão o risoto de pirarucu (com farinha de peixe), peixe recheado com queijo e banana frita, peixe no tucupi e sobremesas como a cocada de cupuaçu e bala de muruci; sem esquecer do tradicional tacacá, um caldo grosso servido em cuia bastante presente na gastronomia paraense. 
E aí, concorda com nossa lista? Fala pra gente o que faz você adorar Santarém.
Paula Brasileiro
Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker / Reprodução Facebook 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO

OS SONHOS QUE SONHEI
CHUTANDO OS FILHOTES NA PAREDE
Estava num cômodo que seria uma sala, onde por falta de luz, não era iluminada há muito tempo. Nisto a luz voltou e então eu pude ver um montão de formigas reunidas em volta de alguma coisa. Eu corri para pisar em cima delas, mas elas eram rápidas demais. Elas se deslocavam juntinhas, como fazem um cardume de peixes no mar. Eu corria atrás, mas não conseguia pisar nelas. Nisto elas entraram por baixo de uma porta e sumiram. Depois eu vi num canto, uma  formiga. Então pensei que teria que dedetizar o cômodo que deveria estar infestado de insetos. Quanto fui pisar na formiga, ela também saiu em disparada e eu não conseguia acertá-la. 


Quanto ela ficou num canto da sala, eu fui pisar nela, ela pulou como pulga, e foi para numa parede alta que tinha ali. Nesta parede havia muitos filhotes de formiga, bem pequenos que tinha o formato de pulga. Esta formiga então chegava perto dos filhotes e dava um chute neles, mandando os mesmo para o alto da parede, para que eu não pudesse matá-los. Ela chutou uns 10 filhotes, até que eu cheguei perto e a formiga pulou e sumiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo